segunda-feira, 6 de junho de 2011

SALMO 121 DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO...


Quando enfrentamos problemas, aflições, nosso primeiro impulso é olharmos para fora em busca de ajuda de outros ou olharmos para dentro de nós, buscando nossas próprias capacidades. Só depois, quando não conseguimos resolver as dificuldades por meio de nós ou de outros, é que nos voltamos para Deus.

Vivemos numa época em que se prega a autossuficiência do homem, onde se enfatiza que a autoestima é a solução para todos os problemas. Não resta dúvida que é necessário gostarmos de nós mesmos, mas, essa autoestima só terá valor se tivermos como base o amor do Senhor por nós e o Espírito Santo for a fonte de nossa coragem e ousadia.

O salmista ao se deparar diante de perigos e dificuldades olhou para dentro de si e chegou a uma questão importante: Onde posso encontrar ajuda? O diálogo com sua própria alma o levou a encontrar uma resposta que conhecia há muito tempo, mas, que chegou só depois ter tentado outras fontes - "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra".-  Aquele que nos criou, também nos sustenta. Ele nos conhece, cuida de nós e esta pronto a nos ajudar nos altos e baixos da vida. Assim como Ele é o Criador, é também recriador da pessoa que deseja que nos tornemos por meio de nossas experiências.

"Eis que não tosquenejerá nem dormirá  o guarda de Israel". (v4). Esse verso declara que Deus opera dia e noite, que Ele intercede, abençoa e influencia o nosso pensamento. O salmista podia dormir sabendo que O Senhor cuidaria dele, que mal algum  lhe sucederia. É disso que precisamos nos lembrar quando começarmos a rolar de um lado para outro preocupados com as ansiedades que levamos para a cama. Aprendamos a dormir confiantes que o nosso El Shaday não dormita, Ele vela por nós. Deus é a Fonte perfeita de satisfação de nossas necessidades.

"O Senhor é quem te guarda: O Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite". (vrs 5 e 6). A palavra guarda significa proteção e nos lembra a maneira como um pastor cuida de suas ovelhas. Deus, não apenas, nos vigia, mas esta à  nossa direita. A pessoa que protegia um rei ou líder ficava sempre à direita deste. E é isso que Emanuel, Deus Conosco, faz por nós. Ele prometeu que estaria sempre conosco e é Fiel à Sua Palavra. Ele é o nosso guardador, advogado das nossas causas e nos equipa para a batalha da vida. Estamos sempre sob a Sua proteção, defesa e cuidado.

"O Senhor te guardará de todo o mal: Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." Guardar, em hebraico, significa manter, conservar, impedir que algo seja destruído. Jesus prometeu que habitaria em nós. Ele nos preserva guiando nossas ações, atitudes, pensamentos; nos capacitando a amar, perdoar e cuidar. Ele preserva a nossa alma contra todo o mal nas nossas entradas e saídas, ou seja, a vida toda.

Pode ser que O Senhor não nos livre das dificuldades, mas, podemos estar convictos de que estará conosco em meio a elas e as usará para o nosso crescimento e nosso bem. 

Precisamos confiar nEle de todo o coração e buscar a Sua "graça afim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hb 4.16).

Deus nos abençoe!!!












Um comentário:

  1. Valllll....
    Que linda mensagem, fui tremendendamente tocada com suas Palavras, pois eu assim como todas as pessoas do mundo, rsrs, temos o hábito de tentar resolver todas as coisas, por nós mesmos né. Mas hoje tenho aprendido a depender completamente do Senhor, não importando as circunstâncias. Lançando sobre Ele toda a ansiendade.
    Sei que não é fácil, mas como o nosso socorro está somente no nosso Senhor, não existe outra saída, a não ser confiar e esperar o agir de Deus. E glória a Deus por isso, pois importa que Ele cresça e que venhamos a nos diminuir.

    Um abração e tenha uma semana abençoada!!!

    Jaque

    ResponderExcluir