sexta-feira, 16 de outubro de 2015

QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA

 “Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos... e sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém ouviu a voz do menino.” (Gn 21.15-17)

Agar e seu filho Ismael foram rejeitados pela família de Abraão. Vagavam agora pelo deserto quente e árido. A água do odre chegara ao fim. A situação era desesperadora, e em meio à angústia eles choraram. Não fica claro se choraram a Deus, mas, podemos ler nitidamente, que quando o clamor de desespero do rapaz beirava a morte por causa da sede, Deus o ouviu (Deus, porém, ouviu a voz do menino v17). Os ouvidos do Senhor estavam atentos ao choro do menino e na sua necessidade mostrou a Agar o lugar onde poderiam saciar a sede (Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água – v.19).

O mundo hoje pode ser comparado a um deserto, onde uma infinidade de homens, mulheres e crianças vagueiam com seus odres vazios. O suprimento de água chegou ao fim. A força e a coragem de lutar pela vida se esvaíram; se vêem num beco sem saída e a esperança de encontrar uma fonte de água não existe mais. Nada mais tem propósito.

Todavia, aleluia! Deus deixou essa historia registrada para mostrar que Ele ouve e vê todas aqueles que foram deixados “debaixo dos arbustos”, desencantados com a vida, sem ânimo para enfrentá-la. O Senhor deseja a todos quanto busquem o Seu socorro e reconheçam seu estado à Luz da Sua Pessoa, que Ele é poderoso para abrir-lhes os olhos e mostrar-lhes o caminho da salvação. O caminho que os levará, não apenas, a uma vida plena e com sentido, mas a uma vida conduzida pelas mãos e em comunhão com Jesus Cristo.

A história de Agar e Ismael é uma perfeita ilustração do profundo cuidado de Deus por todos aqueles que têm sido rejeitados e descartados. É uma maravilhosa lição onde aprendemos que quando estamos cansados, sobrecarregados e sem nenhuma esperança, atravessando os nossos desertos, O Deus do Impossível chegará, nos fará companhia e saciará a sede do nosso coração.


3 comentários:

  1. Como é bom ver que um texto ensina tanta coisa.Sua reflexão me deu uma ampla visão desse texto biblico.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã, mais uma vez estou repostando uma das belas mensagens que o Senhor te deu, se falou comigo, certamente falará com outras pessoas. Caso queira conferir em nosso blog: http://meunordesteparacristo.blogspot.com.br/2016/11/quando-nao-ha-mais-esperanca.html

    ResponderExcluir